Rádio Cidade Mais HD

Lee ‘Scratch’ Perry, produtor pioneiro de reggae e dub, morre aos 85 anos na Jamaica

O produtor e músico jamaicano Lee Scratch Perry morreu aos 85 anos neste domingo (29) em um hospital em Lucea, na Jamaica. Não se sabe a causa da morte ainda. Perry trabalhou com Bob Marley e foi um dos responsáveis pelo som que ficou conhecido como dub e reggae.

O primeiro-ministro do país, Andrew Holness, disse que enviou mensagem de condolências aos familiares do músico. Apesar de ser um produtor de música jamaicana, como dub e reggae, o estilo das músicas que ele criou influenciou outros estilos, como hip-hop, dance music e rock. Além de ter trabalhado com Bob Marley, ele também foi parceiro de grupos como Beastie Boys e The Congos.

Ele teve uma longa carreira, de cerca de sete décadas. Perry nasceu na zona rural da Jamaica em 1936. Ele se mudou para Kingstom no começo dos anos 1960. Ele disse em uma entrevista ao “New Musical Express” de 1984 que quando saiu da escola só sabia trabalhar no campo, mas que não queria fazer isso. “Eu comecei a jogar dominó. Jogando dominó eu aprendi a ler a mente dos outros, e isso acabou sendo eternamente útil”, afirmou.

Além de jogar dominó, ele começou a carreira como vendedor de discos. O dono da loja abriu um estúdio de gravação, e Perry começou a experimentar com gravações. Ele acabou se tornando um dos produtores mais queridos da Jamaica. Keith Richards, o guitarrista dos Rolling Stones, o chamou de “Salvador Dalí da música” em uma entrevista à revista Rolling Stone em 2010.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Participe!